quarta-feira, 30 de outubro de 2019

15 anos de atividades da 4ª Policlínica e Odontoclínica de Bombeiros Militares


A 4ª Policlínica e a Odontoclínica Militar de Campos dos Goytacazes (OMCG) completam 15 anos de atividades em outubro. Para marcar a data, as unidades ofereceram neste dia 30, triagem oftalmológica para crianças de 5 a 15 anos, além de orientações sobre higiene bucal, alimentação e demais cuidados odontológicos.
A ação, que foi transferida do dia 17 para o dia 30, também contou com a participação de outras entidades e organizações como Sesc, Unimed além de muitas atividades de laser para as crianças. 
- A avaliação oftalmológica foi aberta a filhos e dependentes de bombeiros que realizaram inscrição prévia no Serviço Social dos quartéis e compareceram neste dia para a triagem oftalmológica e orientação sobre higiene bucal - enfatizou o diretor da 4ª Policlínica, coronel Marcus Delfraro.
Segundo a diretora da Odontoclínica de Campos, major Alessandra Waked, a boca além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. É de suma importância manter em dia os cuidados com a saúde bucal.
Diversas autoridades civis e militares estiveram prestigiando o evento que foi aberto com a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional e em seguida com o atendimento da triagem oftalmológica.
O presidente da ABMNNF, Subtenente Dutra esteve presente representando a Associação de Bombeiros do Norte e Noroeste Fluminense, sendo acompanhado pelo Dr. Rubens de Souza Gomes Neto, advogado da entidade.
- Eventos como esses deveriam acontecer mais vezes pois trata-se de um trabalho preventivo e se analisarmos friamente gastaríamos menos com saúde se investíssemos mais em prevenção. O coronel Marcus Delfraro, a major Gilliana e a major Alessandra Waked estão de parabéns pela realização desse evento – disse o presidente da ABMNNF Subtenente Dutra.




















domingo, 20 de outubro de 2019

ABMNNF está de luto



Neste momento de perda nós do Conselho Diretor, bem como do Conselho Deliberativo, Fiscal e associados da Associação de Bombeiros Militares do Norte e Noroeste Fluminense, queremos dividir a dor dessa perda, e deixar o nosso sentimento de pesar e condolências à todos, em especial aos familiares e amigos dos nossos companheiros que vieram falecer neste dia (18) de outubro.
Ninguém morre enquanto permanecer vivo na lembrança de alguém. Sempre estaremos juntos.

Descanse em paz heróis.

ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS MILITARES DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE

Juarez Dutra Mota
Subtenente BM RR
Presidente da ABMNNF

Três bombeiros morrem ao tentar apagar incêndio na Whiskeria Quatro por Quatro, no Centro do Rio


Bombeiros deixaram o prédio da Quatro por Quatro amparados por colegas (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O GLOBO)

Por Gilberto Porcidônio, Felipe Grinberg, Antonio Werneck

Um incêndio atingiu a Whiskeria Quatro por Quatro, por volta das 11h desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 11h25 e enviou oito caminhões para a Rua Buenos Aires. O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, confirmou que três bombeiros morreram (um sargento e dois cabos) e três estão feridos: um em estado grave, e outros dois, capitães, estão estáveis. Eles estão internados no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro.
Com a emergência, construções do entorno precisaram ser evacuadas. Atendente do Crea-RJ, Júlio Medeiros teve de sair do prédio às pressas junto de seus colegas.
No local, que se identifica como um "spa para homens", todos os funcionários e pessoas próximas ao imóvel foram evacuados em segurança. De acordo com o horário divulgado pela Quatro por Quatro, em seu site, a Whiskeria não estava aberta para o público no momento do incêndio. No fim da tarde, Robadey falou com a imprensa, e afirmou que inalação de fumaça foi a causa da morte dos militares. Mais uma vez, disse estar surpreso com a tragédia:
— Não houve desabamento ou explosão. Andei todo o espaço e não houve. O Corpo de Bombeiros do Rio dispõe dos melhores equipamentos do mundo. Foi inalação de fumaça, e não sabemos o porquê. Eles estavam com as máscaras. Todos os equipamentos estão em dia — afirmou.
O prédio tem quatro andares, com início na Rua Buenos Aires e se prolonga ao longo do quarteirão até a Rua da Alfândega. Primeiras informações apontam que uma das possibilidades estudadas é de o fogo ter iniciado na cozinha, no terceiro andar. No primeiro andar, visto em imagens exclusivas do EXTRA, há muita água e o cheiro de queimado continua forte. Os corredores no local são apertados, dando a sensação de um labirinto. As escadas também tem largura reduzida, prejudicando a saída em um momento de emergência. As paredes contam com uma estrutura semelhante ao de um isolamento acústico. Neste primeiro andar há um bar, com bebidas alcóolicas e armários para que os visitantes guardem os pertences.
- Tivemos que largar tudo. Alguns colegas escutaram duas explosões vindas do prédio ao lado. Parecia ser um transformador - disse o funcionário.
Bombeiros atuam no local do incêndioBombeiros atuam no local do incêndio Foto: Gilberto Porcidônio
A tradicional Whiskeria Quatro por Quatro foi inaugurada em 1995. A casa de entretenimento adulto foi imortalizada no funk “Adultério”, de Mr. Catra, uma paródia da música “Tédio”, da banda Biquini Cavadão.
Por meio da assessoria de imprensa, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) confirmou, até o momento, três militares mortos "durante a atuação no combate a um incêndio na Rua Buenos Aires, 44, no Centro". A nota da corporação prossegue: "Outro bombeiro foi encaminhado para uma unidade hospitalar. A corporação vai abrir uma sindicância para apurar as causas do ocorrido. Equipes de assistentes sociais já estão em contato com os familiares das vítimas. O CBMERJ está consternado com a notícia e se solidariza com parentes, amigos e colegas de farda."


Fonte: Jornal Extra

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Capitão BM Hercílio faleceu


Faleceu na data de ontem (15) o Capitão Bombeiro Militar Hercílio, que estava internado no Hospital Dr. Beda. Seu corpo foi velado na Capela do Campo Da Paz e o seu enterro aconteceu às 14 horas com a presença de muitos BM`s que foram dar seu último adeus a mais um herói.
Como é de praxe nossa Associação mandou preparar uma coroa de flores, homenageando mais um companheiro que com certeza deixa saudades.
Um grande número de associados estiveram presentes, entre eles o Ten Balbino e Moadir que vieram da cidade de São Fidélis para dar o ultimo adeus ao amigo Hercílio.
O Cel BM Rodrigo Barcelos, Comandante do 5º GBM enviou uma guarnição que representou o Grupamento. Estiveram presentes tgambém o Ten Zeferino da Seção de Inativos e a Capitã Rozangela, e a tenente Andrea, ambas do Serviço Social.
Aproveitamos para parabenizar as Assistentes Sociais que sempre estão presentes nestes momentos difíceis, demonstrando comprometimento em assistir os BM`s e orientar seus dependentes quanto aos procedimentos que devem tomar em situações como essas.