terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Mergulhadores encontram corpo de adolescente que se afogou no pontal


O corpo do adolescente Gabriel dos Santos Sá, que se afogou ao mergulhar no rio Paraíba do Sul e estava desaparecido desde domingo (27) foi encontrado pelos mergulhadores do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, no dia de ontem por volta das 15h30min no mar de Iquipari, São João da Barra.
O adolescente que se banhava no Rio Paraíba do Sul, no Pontal de Atafona acabou por se afogar quando junto com mais dois amigos tentavam atravessar do Pontal à Ilha da Convivência pertencente ao município de São Francisco de Itabapoana,
Segundo relatos Gabriel que terias 16 anos seria morador de Campos dos Goytacazes e durante a travessia em dado momento passara mal vindo a se afogar. Equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Campos foi acionada para iniciarem as buscas.
O corpo foi encontrado a cerca de 12 km da faixa de areia pelos mergulhadores do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), de Campos e depois removido para o Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC). O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia.
- Ao longo da profissão os bombeiros, passam por situações muito angustiantes, onde o cuidado com a sua "vitima" vai para além de um cuidado físico. Por muitas das vezes vivenciamos o carrossel de emoções e uma delas é perda de um filho por parte de uma mãe. E neste domingo (27) não foi diferente. Fomos chamados para socorrer uma mãe que sofria com a possível perda do seu filho afogado, possível, porque para nós bombeiros sempre haverá esperança. Foram várias horas, aguardando uma resposta da equipe que estava no mar a procura do jovem e eu olhava para essa mãe e me sentia uma pessoa tão pequena diante de um dilema tão grande e após fazer sua avaliação clínica e ver que a mesma estava estável, só me restou dar-lhe carinho afeto e um atendimento mais que humanizado já que também sou mãe. Acolhi abracei, dei a minha mão a ela em uma tentativa de naquele momento tentar inutilmente dividir a sua dor comigo, ficamos até o findar das buscas naquele dia e no final essa mãe mesmo em meio a tamanha dor nos agradece e ainda disse sermos anjos de Deus na terra e falou: muito obrigada por tudo! – relatou a Bombeira Militar Lilian Monsores.
- Os Bombeiros são Heróis sim, seja no mar ou na terra, estão sempre prontos a se darem ao máximo em prol do outro pois o seu Lema será sempre “Vidas Alheias Salvar”, pois a riqueza estará sempre em último plano – disse Dutra presidente da ABMNNF.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Barragem da Vale rompe em Brumadinho e causa novo desastre ambiental em MG

Ao menos 200 pessoas estão desaparecidas após avalanche de lama e rejeitos atingir a comunidade Vila Ferteco. Presidente Bolsonaro diz que tragédia podia ter sido evitada


Imagens da barragem de Brumadinho. CORPO DE BOMBEIROS MG/DIVULGAÇÃO

São Paulo 25 JAN 2019 - 22:35   CET

Uma barragem da mineradora Vale rompeu no início da tarde desta sexta-feira em Brumadinho, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, causando uma avalanche de lama e rejeitos de minério de ferro que soterrou parte da comunidade da Vila Ferteco, área rural do município. Segundo a Vale, ao menos 300 funcionários atuavam no local no momento quando ocorreu o rompimento da barragem na Mina Feijão, que estava desativada desde 2015. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado trabalham na busca e resgate de feridos e fale em mais de 200 desaparecidos, mas até o início da noite não havia confirmado o número de vítimas nem se há mortos no local. O novo desastre ambiental com uma barragem da mineradora Vale ocorre pouco mais de três anos após a tragédia de Mariana.

O presidente Jair Bolsonaro lamentou o ocorrido por meio de notas em suas redes sociais. "Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia", afirmou. O Governo ativou um gabinete de crise, coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente. O presidente irá ao local do desastre neste sábado, 26 de janeiro.

- Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretario Nacional de Defesa Civil para a Região – Jair Bonsonaro.

A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse a empresa em nota. A tragédia ambiental de Brumadinho fez cair em 8% as ações da mineradora na Bolsa de Nova York nesta sexta-feira.
Por volta das 13h30, a Prefeitura de Brumadinho alertou em suas redes sociais para a população da cidade manter distância do leito do Rio Paraopeba. A reportagem, que tenta chegar ao local, encontrou vários acessos fechados.

Já o Instituto Inhotim, o museu a céu aberto de arte contemporânea localizado em Brumadinho, informou através de suas redes sociais que o parque foi esvaziado por precaução. "Devido ao rompimento da barragem em Brumadinho (MG), o Instituto Inhotim comunica que realizou o esvaziamento da área de visitação do Museu. Todos os funcionários e visitantes foram orientados a deixar o local, conforme recomendação da Polícia Civil.", completou o Instituto, em nota divulgada às 15h30. Inhotim é um dos principais destinos turísticos do Estado de Minas Gerais e recebe milhares de turistas todos os meses.

Também através de uma nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que está "monitorando e em contato constante com as equipes de Defesa Civil".

O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho acontece três anos após o desastre de Mariana, a maior tragédia ambiental do Brasil, que aconteceu em novembro de 2015. Na ocasião, a barragem de Fundão, da Samarco (propriedade da Vale e da BHP), se rompeu, matando 19 pessoas e provocou um tsunami de lama que avançou sobre a bacia do rio Doce até chegar ao litoral do Espírito Santo.


Vídeo que circula nas redes mostra estrago do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de BH. Bombeiros trabalham no local



Fonte: gauchazh
(foto: Arte/EM)
Fonte: EM




quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Prefeito sanciona lei e ABMNNF passa a ser Associação de Utilidade Pública


O prefeito Rafael Diniz sancionou a Lei 8874/2018 de autoria do Vereador Bombeiro Militar Abu, que declara de utilidade pública a ABMNNF - Associação de Bombeiros Militares do Norte e Noroeste Fluminense, aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão do dia 11 de dezembro último.
A ABMNNF é uma associação civil, constituída de número ilimitado de associados e de acordo com a sua missão desenvolve de forma integrada os interesses coletivos da classe, enaltecendo os elevados princípios e valores entre os associados do Norte Noroeste Fluminense, bem como fomenta o bem estar social.
- Cumprimento meus amigos de farda da ABMNNF - Associação de Bombeiros Militares do Norte e Noroeste Fluminense pela sanção da lei número 8874/2018 que declara de utilidade pública a ABMNNF, aprovada por unanimidade pelos meus pares e sancionada pelo prefeito Rafael Diniz, a quem agradeço a sanção – disse o Vereador Abu.
Segundo o presidente da Associação de Bombeiros é uma grande conquista para a ABMNNF, esse título já que a mesma vem desenvolvendo atividades de cunhos social junto aos seus associados e não associados além de atender instituições e empresas em solicitações de palestras de prevenção ao combate ao princípio de incêndio, auxiliando no aprendizado do indivíduo quando da necessidade de atuar no primeiro combate ao princípio de incêndio e acidentes domésticos.
- Agradecemos em nome de todos os associados da ABMNNF, mas ainda queremos contar com o vosso empenho na busca por um terreno para que possamos ter um espaço digno pelo trabalho que realizamos pela sociedade campista e região. Temos certeza que pelos apoios e empenho, o vereador demonstra que tem compromisso com o sonho de todos os associados que é a conquista de um terreno – disse o presidente.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Gandy, o objetivo maior da ABMNNF, a curto prazo e receber através de doação um terreno, onde será construído sala de pilates, fisioterapia, salão de festas, piscina para hidroginástica, piscina para lazer, quadra de futsal, área de laser com churrasqueira, uma creche e escola para filhos de associados.
Clique no Diário Oficial - Edição 260 e vejam a publicação da Lei no Diário Oficial do município.