segunda-feira, 8 de junho de 2020

Corpo de Bombeiros RJ lança campanha para incentivar doação de sangue



Quinta, 04 Junho 2020 20:17

#OndaVermelhaCBMERJ propõe desafio interativo para os militares

No mês do doador de sangue, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) lançou uma campanha para incentivar a solidariedade e ajudar a recuperar os estoques de sangue dos hemocentros do Estado, que estão abaixo do ideal durante a pandemia da Covid-19. Capitaneada pela Diretoria de Assistência Social (DAS), a "Onda Vermelha CBMERJ" estimula a doação entre os militares por meio de um desafio interativo.

- A tropa está sendo chamada a participar doando e divulgando a importância desta ação na internet. A ideia é que cada militar que doe poste uma foto nas suas redes sociais desafiando três colegas a doar também. Basta sinalizar a #OndaVermelhaCBMERJ - afirmou o diretor de Assistência Social (DAS), coronel Fábio Couri.

O Corpo de Bombeiros RJ realiza ações frequentes de doação voluntária em parceria com o Hemorio.

- Doar é um ato voluntário e altruísta. Nós, que já salvamos vidas no dia a dia, temos a oportunidade de ajudar ainda mais. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas. Entre nessa onda de solidariedade - incentivou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Roberto Robadey Jr.

Para doar

Para informações adicionais, o voluntário pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708). É importante lembrar que não há risco de contrair coronavírus pelo ato de doar sangue, que é um procedimento seguro.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7 às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.


sexta-feira, 5 de junho de 2020

Projeto isenta descontos previdenciários para PMs e bombeiros reformados por invalidez


Publicado em 05/06/20 17:57

Os militares reformados por invalidez da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros podem ser isentos do desconto para a contribuição social, o antigo desconto previdenciário. É o que pretente o Projeto de Lei 3024/2020, apresentado pelo deputado federal Sargento Gurgel (PSL-RJ), que determina a isenção para militares que ficaram inválidos em decorrência do exercício da função e também para aqueles que já estavam em situação de inatividade na data de publicação da Lei 13.954/2019 (Sistema de Proteção Social dos Militares).
A proposta está tramitando na Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado afirma que, apesar de militares reformados por invalidez receberem tratamento especial em algumas legislações estaduais, que buscam compensar a limitação adquirida, essa compensação não é suficiente para custear o tratamento, muitas vezes a base de medicamentos de alto custo e não fornecidos pelo Estado.
 “Estamos vendo famílias sofrerem com a redução salarial por causa dos descontos da reforma da Previdência, agentes reformados com dificuldades de manter tratamentos médicos. Então é mais do que justo alterar a legislação de forma que a contribuição para pensão militar e inatividade dos militares estaduais incida somente no valor que exceder ao teto do Regime Geral de Previdência”, explica Sargento Gurgel.
De acordo o parlamentar, também coordenador da bancada do Rio no Congresso Nacional, a mobilização para acelerar a mudança na legislação já começou. “A bancada está trabalhando para agilizar a aprovação do projeto de lei e assim fazer com que a isenção faça justiça aos reformados, e os descontos ocorram somente para quem ainda vai se aposentar”, conclui.